2º Bimestre -
“O Registro da Luz”: A Fotografia como Memória - 8º Ano - 2º Bimestre
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Sebastião Salgado por Arthur Carvalho 8º B # 2
Biografia de Sebastião Salgado
Nasceu em 1944 - Minas Gerais na cidade de Aimorés um dos maiores fotógrafos brasileiros da atualidade.
Apenas aos 29 anos, após uma carreira como economista, é que Sebastião Salgado se revelou como fotografo e, em pouco tempo, se tornou o mais prestigiado fotógrafo brasileiro.
Suas fotografias, sempre em preto e branco, retratam reportagens sobre a condição humana e a social.
Formado em Economia em Vitória, no Espírito Santo, e pós-graduado na Universidade de São Paulo (USP), trabalhou no Ministério da Economia em 1968. Durante a ditadura militar, no exílio, foi morar em Paris. Na capital francesa, doutorou-se em Economia, em 1971. No mesmo ano, começou a trabalhar na Organização Internacional do Café, como consultor no controle de plantações na África.
Nesta época é que descobriu a fotografia para demonstrar a realidade economica, em vez de usar textos e estatísticas.
Retornou a Paris, em 1973, iniciou a vida como fotojornalista. Suas primeiras reportagens, como free lance, foram sobre a seca na região africana. Entrando para a agência Gamma (1974), realizou uma série de imagens sobre a Revolução dos Cravos em Portugal e a guerra civil em Angola e Moçambique. Na agência Sygma (1975-1979), viajou por mais de 20 países da Europa, África e América Latina, cobrindo vários eventos. Em 1979, tornou-se membro da Magnum Photos, uma cooperativa de fotógrafos, fundada em 1947 por Robert Capa e Henri Cartier-Bresson, entre outros.
No trabalho de sete anos seguintes fotografou e documentou a vida dos camponeses na América Latina e resultou no livro Autres Ameriques (1986). Em 1986, trabalhando para a Organização Humanitária Médicos sem Fonteiras, fotografou, durante 15 meses, os refugiados da seca e o trabalho dos médicos e enfermeiros voluntários na região africana de Sahel da Etiópia, Sudão, Chade e Mali, o que resultou no livro Sahel – L'Homme en Détresse. A série Workers, sobre trabalhadores em escala mundial, realizada de 1987 a 1992, correu o mundo em exposição.
Fonte :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sebasti%C3%A3o_Salgado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário